Projeto Khulna
Durante alguns anos mantivemos um apoio a professora brasileira Iardele Nunes que atuou no Bangladesh por mais de 16 anos, na cidade de Daukhandi. Ela realizou um lindo trabalho de alfabetização de crianças, pedagogia escolar, liderando mais de 80 crianças num projeto ligado ao governo bengali. Em Dezembro de 2017 tivemos o prazer de visitar Iardelê, e conferir de perto seu lindo trabalho.
Iardelê precisou voltar ao Brasil e atualmente desenvolve outros projetos em solo brasileiro. Então durante um tempo estivemos buscando outros professores no Bangladesh, e então conseguimos contato com a família Sarkar, da localidade de Gonali, Tala, Satkhira, região da cidade de Khulna. Esta família lidera um projeto de educação de crianças em sua comunidade, e treinamento de novos professores. Além desta família há o líder comunitário Dhoyal que vive e serve algumas vilas na cidade de Nilphamari.
O Bangladesh é um dos países asiáticos que mais sofrem com o tráfico de meninas para a prostituição, além de ser marcada com o grande consumo de drogas pela população jovem. O Bangladesh possui um dos maiores prostíbulos da Ásia, num local que abriga mais de 700 mulheres, muitas delas ainda muito novas. O acesso a educação e outros serviços públicos é um grande desafio. A realidade social é realmente muito difícil. A HOPE tem mantido seu apoio aos centros escolares como um meio de fornecer o mínimo para as crianças bengalis, nas comunidades nas quais temos tido acesso e oportunidade de trabalhar.
Que estejamos dispostos a auxiliar este povo, marcado por tanto sofrimento e dor. Que nossos aportes financeiros e nossa atuação social possa fazer a diferença e trazer esperança a este povo tão especial.
Para mais informações entre em contato com a HOPE. Seu apoio será fundamental aos projetos no Bangladesh.